Atualizações sobre o SPED ECD e ECF 2022

O SPED ECD e ECF ano-calendário 2021 ganhou atualizações e informações adicionais, as quais foram divulgadas pela Receita Federal do Brasil (RFB). Confira!

O SPED ECD e ECF ano-calendário 2021 ganhou atualizações e informações adicionais, as quais foram divulgadas pela Receita Federal do Brasil (RFB), sendo as seguintes:

• ECD – Escrituração Contábil Digital: de acordo com dados da RFB, o layout ECD referente ao ano-calendário 2021 não sofreu mudanças, sendo indispensável atualizações no sistema. Contudo, vale ressaltar que o prazo de entrega da Escrituração Contábil Digital encerrará em 31 de maio de 2022.

• ECF – Escrituração Contábil Fiscal: por sua vez, segundo a RFB, o layout ECF passou de 0007 para 0008 relacionado ao ano-calendário 2021. Assim, é preciso configurar o novo layout para a geração correta da ECF.
Lembramos que o prazo de entrega da Escrituração Contábil Fiscal finalizará em 29 de julho de 2022.

A regularização da ECF torna-se imprescindível para a efetivação da obrigação fiscal no prazo estabelecido.

O que é SPED?

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é um procedimento de escrituração eletrônica da Receita Federal, formado por um conjunto de informações apuradas e registradas por meio de documentos comerciais, contábeis, fiscais e financeiros. O processo ocorre sobre às prestações e operações realizadas pelos contribuintes e passadas ao governo Federal, Estadual e Municipal.

O SPED foi fundado pelo Decreto nº 6.022/2007, tendo como finalidade aprimorar o combate à sonegação, deixando o cumprimento das obrigações acessórias mais moderna, simples e transparente. Deste modo, foram adotados a padronização e o compartilhamento das informações contábeis e fiscais.

Entre os módulos do SPED, estão o ECD e o ECF.

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