Relações trabalhistas: otimize essa área com um bom Software de RH

Recursos humanos é uma área organizacional mais complexa do que muitos imaginam. Esse setor é essencial para a gestão de pessoas, bom funcionamento e crescimento das empresas de pequeno, médio e grande porte.

Já ouviu o ditado “as empresas são feitas de pessoas”? Essa afirmação é extremamente verdadeira. Sem colaboradores, poucos negócios alcançariam o sucesso.

Entretanto, a relação entre empregado e empregador pode ser complicada. Por isso, os profissionais de RH trabalham para manter um bom clima organizacional e garantir os direitos dos colaboradores e das organizações no ambiente de trabalho.

Ou seja, essa área visa agradar os dois lados da equação, garantindo que ambas as partes estejam satisfeitas. Para isso, os profissionais de RH desempenham uma série de tarefas.

Proporcionam treinamento, negociam com sindicatos, identificam talentos e bons líderes para a empresa, calculam banco de horas, férias, hora de entrada e saída e além de também lideram com toda a questão burocrática referente aos colaboradores para a empresa, o setor de RH tem como base lidar com as relações trabalhistas.

São diversas tarefas! Para o setor dar conta de tantas atividades é necessário uma grande equipe de profissionais de RH ou, uma opção mais tecnológica e vantajosa, de um software de RH para gestão de pessoas.

Esse programa otimiza o trabalho dos profissionais de recursos humanos, permitindo que tenham mais tempo para desenvolver tarefas estratégicas e criativas.

Software de RH para otimizar as relações trabalhistas

A área de relações trabalhistas é conhecida como a base do RH das empresas. Ela está presente em todas as organizações, independente do porte ou do ramo de atuação, tratando principalmente da rotina operacional dos colaboradores.

Esse setor de RH cuida das  folhas de pagamento, controle de ponto e de benefícios, cuida das admissões, férias, rescisões, emissão de documentos, controle de impostos e acompanha gestão das ações jurídicas — civis, criminais ou tributárias por parte da empresa.

A equipe dessa área fica responsável pelo acompanhamento das ações trabalhistas, possibilitando simulações de cálculos de reclamatórias e previsão dos possíveis cenários para sua conclusão.

Recolhem também os impostos e remuneram de forma correta dentro dos prazos estabelecidos. As relações trabalhistas são regidas pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) na qual institui as principais normas sobre a área.

Desta forma, é um departamento complexo, com muito trabalho e responsabilidades. Para otimizar esse processo, o software de RH é um grande aliado dos profissionais da área.

Como o software funciona nessa área?

software de gestão de pessoas é um programa – extremamente confiável, vale ressaltar – que realiza uma série de atividades operacionais dentro das empresas. Essas ferramentas garantem segurança e agilidade nas operações.

Esse software otimiza 4 dos principais setores de RH, sendo eles treinamentos, infra, serviços e armazenamento de dados. Dentre esses processos estão as atividades de relações trabalhistas.

Nessa área especificamente, o programa conta com soluções de gestão de pessoas para administrar o controle de ponto e a jornada de trabalho dos colaboradores, gerando informações completas automaticamente para a folha de pagamento.

O software gerencia o ponto e o banco de horas, a quantidade de horas extras, a entrada em período de férias, a administração de mudança de escala e compensações.

Esses programas permitem que os dados sejam compartilhados com todos os funcionários da empresa – se os gerentes da área quiserem, é claro – assim o colaborador tem acesso às marcações para solicitação de ajustes e correções, por exemplo.

Outras soluções do software para essa área

O software permite que a marcação de ponto dos colaboradores seja feita pelo computador, tanto na opção desktop quanto via internet. Otimizando o trabalho e controle da rotina dos colaboradores que não estão trabalhando presencialmente na matriz, por exemplo.

O programa auxilia o setor a gerenciar as questões do refeitório, como as reservas e consumo final, acompanhamento de quanto a empresa paga e subsidia ao colaborador, realizando o desconto automático na folha de pagamento.

Também é responsável pelo acompanhamento das ações trabalhistas e facilitar a gestão dos benefícios oferecidos aos colaboradores com precisão e sem atrasos, como valores para plano de saúde e vale refeição.

Os softwares de RH são ferramentas importantes para descentralizar todas as tarefas do setor e otimizar as operações. Esses foram alguns exemplos de soluções para a área de relações trabalhistas e sindicais. Mas, os softwares auxiliam em toda a área de RH.

O custo-benefício dessas ferramentas são incríveis e sempre são atualizadas de acordo com as novas normas e necessidades do mercado.

Como ter acesso a um software de RH eficiente

MegaPC Sistemas e Informáticas é uma empresa que oferece diversas soluções tecnológicas para empresas. O software de RH é uma delas! Além do programa atualizado, focado na segurança de dados e extremamente eficiente, ainda oferecemos sua instalação para começar a usufruir da ferramenta o mais rápido possível.

Entre em contato para mais informações sobre o software de RH em SP!