Sistema de Gestão de Pessoas em Jundiaí

O Sistema de Gestão de Pessoas, utilizado para automatizar processos empresariais, otimizando o tempo e gerando facilidade para o departamento de RH, é responsável por agilizar a entrega da documentação exigida pelo eSocial.

O que é eSocial e para que serve?

O eSocial é um sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas que foi instituído pelo decreto nº 8373/2014. Por meio do eSocial, as instituições terão que comunicar ao Governo Federal, de modo unificado, os dados associados aos trabalhadores, como vínculos, folha de pagamento, aviso prévio, contribuições previdenciárias, escriturações fiscais, informações sobre o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e comunicações referentes à acidentes de trabalho. O sistema é gerido pela Secretaria de Previdência e Trabalho, Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A principal função do eSocial é administrar as informações dos profissionais de maneira simples e padronizada, fazendo com que haja a redução de custos e de tempo do setor contábil das empresas durante a efetuação de 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Essas informações são dispostas em um único bando de dados, que abrange milhões de trabalhadores vinculados às milhares de empresas e escritórios do país.

Justamente por ser feita eletronicamente, a transmissão dos dados simplifica a prestação deles e, consequentemente, diminui a burocracia de preencher e entregar formulários e declarações separadamente para cada entidade.

Obrigatoriedade dos eventos de SST no eSocial para empresas o Grupo 1

Em 13 de outubro de 2021, iniciou-se a obrigatoriedade dos eventos de SST (Segurança e Saúde no Trabalho) no eSocial para as organizações do Grupo 1, de acordo com a Portaria Conjunta SERFB/SEPRT/ME nº 71, de 29 de junho de 2021. Este grupo é integrado pelo S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho, S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador e S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos.

O projeto passou a funcionar da seguinte maneira:

• Evento S-2210 e S-2220: por não demandarem carga inicial, resgistram os dados que ocorrem a partir do início da obrigatoriedade dos eventos de SST no eSocial para a instituição. À vista disso, se algum colaborador que se encaixa em uma empresa do Grupo 1 sofrer um acidente, a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) precisará ser emitida enviando um evento S-2210 e, se houver um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), deverá enviar as informações do documento pelo evento S-2220;

• Evento S-2240: por sua vez, o evento S-2240 impõe a carga inicial com a descrição das informações na data de início da obrigatoriedade, o que faz as organizações do Grupo 1 enviarem um S-2240 para todo profissional com vínculo ativo.

Esses dados servirão para substituir o modo atual de emissão da CAT e do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), segundo a Portaria SEPRT nº 4.334, de 15 de abril de 2021 e a Portaria MTP nº 313, de 22 de setembro de 2021, respectivamente.

Enquanto o eSocial será o canal de emissão da CAT para os empregadores/contribuintes obrigados (os demais legitimados à emissão da CAT farão a comunicação por meio do atual sistema, o CATWeb, não sendo possível protocolar o formulário fisicamente nas agências da Previdência Social), o PPP começou a substituição do documento físico pelo eletrônico no momento em que foi iniciada a obrigatoriedade dos eventos de SST para o grupo das organizações. Contudo, para o Grupo 1, PPP começará em 03 de janeiro de 2022, conforme a Portaria MTP nº 313, de 2021, por isso as informações enviadas ao eSocial ainda devem ser emitidas fisicamente até a data mencionada.

Relação entre o Sistema de Gestão de Pessoas e o eSocial

O Sistema de Gestão de Pessoas, utilizado para automatizar processos empresariais, otimizando o tempo e gerando facilidade para o departamento de RH, é responsável por agilizar a entrega da documentação exigida pelo eSocial. Com o Sistema de Gestão de Pessoas, sua empresa estará assegurada por um software seguro e transparente, que visa auxiliá-lo a cumprir suas obrigações legais relacionadas ao eSocial.

Ainda, o Sistema de Gestão de Pessoas leva em consideração fatores como prazo e efetividade, fazendo com que você não perca o dia certo para conceder as informações para o sistema do eSocial. Bom demais, não é mesmo?

Além de versátil, o Sistema de Gestão de Pessoas é uma solução inteligente, prática e fácil de ser usada. Ou seja, adquirir o Sistema de Gestão de Pessoas para o seu empreendimento te dará uma série de vantagens exclusivas.

Sistema de Gestão de Pessoas em Jundiaí

Como você pôde observar, ter o Sistema de Gestão de Pessoas na sua empresa fará com que você alcance os objetivos do seu negócio. E, para instalá-lo, contate uma prestadora de serviços que entende do assunto: a MegaPC Sistemas e Informática.

No mercado desde 1993, a MegaPC Sistemas e Informática tem o apoio de técnicos especializados para realizar a implantação do Sistema de Gestão de Pessoas e de outras tecnologias em organizações de todos os tipos e portes. Aqui, a nossa maior meta é poder ajudá-lo a receber resultados, além de gerar conforto e eficiência a partir de softwares inteligentes.

Implementamos o Sistema de Gestão de Pessoas em São Paulo – Jundiaí, Mairiporã, Atibaia, Caieiras, Cajamar, Santana de Parnaíba, Barueri, São Roque, Vargem Grande Paulista, Indaiatuba, Campinas, Sumaré, Hortolândia, Salto, Itu, Sorocaba, Bragança Paulista, Piracicaba, Santa Bárbara D’Oeste, Limeira, Votorantim, Tatuí, Boituva, Itapetininga -, toda a Região Sudeste (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) e as regiões que fazem parte dos estados citados. Ainda, estamos preparados para atender todo o Brasil.

Que tal dar uma chance para o crescimento do seu empreendimento? Conte conosco nessa jornada.