Gestão de acesso e segurança

Gestão de acesso e segurança

O software Gestão de Acesso e Segurança da Senior proporciona alta tecnologia em sistemas associada a máquinas de última geração, envolvendo todas as práticas de acesso e segurança de uma organização em única aplicação. Esta é indicada para oferecer tranquilidade às atividades diárias do seu estabelecimento.

O software pode ser relacionada com qualquer projeto de gerenciamento de segurança, assegurando proteção pessoal e patrimonial para todas as empresas, independentemente do ramo de atuação.

O segmento de Controle de Acesso tem três processos fundamentais, sendo eles a Gestão da Identidade, o Controle de Acesso Físico e o Controle de Terminal de Ponto.

A Gestão da Identidade é compatível à identificação de pessoas e veículos, que inclui desde o suporte de múltiplas tecnologias de crachá, até a configuração por pessoa ou por biometria.

O Controle de Acesso Físico é executado por meio da integração com dispositivos de bloqueio, como catracas, torniquetes e cancelas.

Por último, mas não menos importante, o Controle de Terminal de Ponto segue os requisitos da Portaria 1510, do Governo Federal, e favorece as rotinas de coleta automática on-line do registro do ponto dos funcionários, realizados nos Registradores Eletrônicos de Ponto (REP).

Gestão da Identidade

O módulo Gestão da Identidade é responsável pela identificação de pessoas e veículos. Para isso, controla passagem de crachás e digitação do código de identificação e analisa características biométricas, como impressão digital. De alta tecnologia, armazena informações de forma rápida e segura, com a garantia de que elas poderão ser acessadas ou alteradas somente por sistemas autorizados.

Controle de Acesso Físico

Realizado por meio da integração com dispositivos controladores, o Controle de Acesso Físico gerencia equipamentos que impedem a passagem entre ambientes, como catracas e cancelas. Assim, controla o acesso de colaboradores, parceiros e visitantes, administrando as políticas de acesso e programando de forma individual ou coletiva a troca de escala ou horário de trabalho. Também monitora vencimentos de crachás, controla o limite de créditos de acesso, valida número mínimo de pessoas em determinado local e fiscaliza a compra e o consumo de créditos de refeitório com a manutenção do saldo.

Controle de Terminal de Ponto

Homologado para a Portaria 1510, o módulo contempla as rotinas de coleta automática online do registro de ponto dos colaboradores, realizados nos Registradores Eletrônicos de Ponto (REPs). Assim, envia automaticamente do sistema para o REP dados do empregador, do empregado e atualizações de data e hora. Além disso, coleta backup de ponto, status do papel, status da memória MRP e, quando ocioso, requisita atualização cadastral ao REP.

A segmento de Gestão de Veículos atende às rotinas de controle dos veículos da frota, incluindo manutenções, abastecimentos, despesas, sinistros e ainda a gestão dos condutores destes veículos. Ela é dividida em três funções de gerenciamento: Veículos e Condutores, Agendamento e Uso e Custo e Manutenção.

Veículos e Condutores

O módulo Veículos e Condutores é responsável pelo controle dos veículos da frota. Por isso, monitora acessórios, despesas, manutenções preventivas e corretivas, consumo de combustível e documentações como IPVA e seguro. Além disso, exerce fiscalização no que diz respeito aos veículos autorizados, infrações de trânsito e cobrança de multas dos condutores, sem deixar de lado a consulta aos dados do veículo, como cadastro, disponibilidade, movimentações e ocorrências.

Agendamento e Uso

Incumbido pelo agendamento da utilização dos veículos da frota, este módulo faz o controle da movimentação de saída e de retorno dos veículos e dos funcionários à serviço da empresa. Ainda, realiza a gestão de permissões de uso dos veículos, fiscalizando-os de maneira on-line.

Custo e Manutenção

Já o módulo Custo e Manutenção administra ocorrências de trânsito, como infrações, sinistros e reclamações, gerando pendências de manutenção automáticas e enviando avisos por e-mail. Ademais, realiza o controle de orçamentos de oficinas e emite relatórios estatísticos para a supervisão da movimentação e da utilização dos veículos.

O setor Administração de Portarias controla os hábitos de portarias de acesso de pessoas e veículos, promovendo o acompanhamento on-line e em tempo real do desempenho dos dispositivos e dos eventos recebidos.

Na Portaria de Acesso de Pessoas, o módulo detecta, registra e administra a entrada e a saída de visitantes, a entrega de cartões provisórios para profissionais, a liberação de acesso para colaboradores em períodos não autorizados e o registro de ocorrências, maleiro e claviculário. Por sua vez, a Portaria de Acesso de Veículos faz a gestão da movimentação de veículos de terceiros e prestadores de serviços.

Portarias de Acesso de Veículos

Para demonstrar o que o módulo Portaria de Acesso de Veículos é capaz de fazer, separamos alguns exemplos: este está relacionado às rotinas de controle de portarias de veículos, abrangendo a movimentação de entrada e saída de veículos de terceiros, táxis, carga e descarga e estacionamento. Também administra pesagens, CNHs, ajudantes e prestadores de serviços e calcula valores de corridas de táxis por intermédio de rateios de centros de custos dos solicitantes.

As portarias de acesso de veículos são responsáveis pelo registro do checklist de vistoria do automóvel para a liberação de entrada e pelo controle de laudos de transporte de cargas perigosas.

Portarias de Acesso de Pessoas

Considerando as rotinas de administração de portarias e recepções de acesso de pessoas, o sistema permite identificar, registrar e controlar a entrada e a saída de visitantes, prestadores de serviços e de materiais. Sendo assim, inspeciona a retirada e a devolução de chaves, crachás provisórios e equipamentos de proteção individual (EPI’s), armazenando impressões digitais, fotos e documentos e agendando visitas.

O setor de Supervisão da Segurança ressalta o acompanhamento on-line e em tempo real da performance dos dispositivos e dos eventos recebidos. Desse modo, possibilita que ações sejam executadas instantaneamente para tratar das ocorrências que originaram o evento de acesso e alarme. O software tem como particularidade o Monitoramento de Acesso, de Alarmes, de Imagens e de Dispositivos, permitindo agilidade e eficácia na integração de informações.

Monitoramento de Acessos

Responsável pelo monitoramento e pela demonstração, em tempo real, dos acessos realizados, o módulo Monitoramento de Acessos possibilita a realização de consultas de pessoas presentes ou ausentes, do espelho de acesso, do crachá, além dos acessos feitos e das tentativas de acesso que foram inválidas. Este também oferece o acionamento remoto para a abertura de portas e outros bloqueios físicos, efetuando ainda o monitoramento de estacionamentos, informando as vagas ocupadas, disponíveis e a lotação, indicando-as com sinal luminoso.

Monitoramento de Alarmes

As rotinas de monitoramento e tratamento de eventos de alarme gerados por sensores e detectores fazem parte do módulo Monitoramento de Alarmes, o qual organiza a tarefa dos operadores seguindo a prioridade na realização. O sistema propicia o mascaramento de alarmes em faixas de horários predeterminados e o cadastramento dos procedimentos a serem usados.

Ademais, proporciona reações automáticas para o tratamento de situações de emergência, liberando barreiras físicas, acionando sirenes e enviando mensagens para celular ou e-mail.

Monitoramento de Imagens

Agregado ao sistema de CFTV Digital, o módulo Monitoramento de Imagens atribui agilidade para o tratamento de ocorrências, facilidade na operacionalização do sistema, fornecendo segurança eletrônica adequada para as corporações. Incorporado à câmeras de diferentes servidores, possibilita a visualização de imagens em tempo real e as que estão gravadas no banco de dados.

Ainda, monitora alarmes gerados pelo sistema, emite relatórios e envia e-mails com impressão das imagens armazenadas.

Monitoramento de Dispositivos

O módulo Monitoramento de Dispositivos concede a administração da supervisão dos dispositivos controladores. Por isso, aplica comandos como sincronização de horários, bloqueios e desbloqueios, liberação de barreiras físicas e acionamento de sirenes, coleta de backup de eventos de acesso e atualização do firmware do dispositivo controlador.

O sistema permite que o modo de operação seja on e offline, além da fiscalização de acionamentos programados do status de entradas e saídas digitais.

Solicite um Orçamento