Gestão de pessoas

Gestão de pessoas

A solução Gestão de Pessoas da Senior realiza o gerenciamento de capital humano completo da organização. O sistema é ideal para a descentralização da área de Recursos Humanos, pois faz com que as informações fiquem acessíveis aos profissionais em tempo real.

Por sua flexibilidade, o software pode ser utilizado em empresas de todos os portes e segmentos. A equipe da Senior acompanha as mudanças na legislação e oferecem alterações no sistema para certificar que os consumidores estejam em dia com suas obrigações legais.

O setor de Relações Trabalhistas é fundamental no RH das organizações, já que está presente em todas elas, independentemente do porte ou segmento de atuação. Esta área é responsável por cuidar da rotina dos colaboradores, como o controle de pontos, a folha de pagamento e os benefícios.

As empresas ficam asseguradas quanto à sua responsabilidade social, com o recolhimento de impostos e a remuneração ideal dentro dos prazos estabelecidos. Assim, o sistema está adequado às legislações, como as regulamentações associadas à marcação de ponto (Portaria 1510 e Portaria 373), sendo atualizadas quando há modificações.

Administração de Pessoal

Estando de acordo com as atividades de departamento pessoal, como admissão, emissão de documentos, férias, rescisão, cálculos de folha de pagamento e controle de impostos, o módulo Administração de Pessoal é capaz de realizar, com eficiência, processos trabalhistas e sindicais da organização. Segundo a legislação vigente, o registro de informações é mantido uma vez que forem cadastradas, gerando precisão na consulta de dados e na execução automática dos processos solicitados pelo usuário.

Assim, os profissionais de RH realizam, com rapidez, todos os procedimentos operacionais. Por ser simples de ser aplicado, o módulo proporciona, para as organizações, a realização das parametrizações de acordo com suas imposições.

Controle de Ponto

O módulo Controle de Ponto fiscaliza a jornada de trabalho dos profissionais, concebendo dados completos de forma automática para a folha de pagamento. O sistema foi criado seguindo as regras para a marcação eletrônica de ponto (Portaria 1510), levando em consideração todas as funcionalidades para administrar o ponto e o banco de horas, as horas extras, a entrada e o término do período de férias, a mudança de escala e compensações.

Além disso, proporciona o acesso do colaborador às marcações para solicitação de ajustes e correções.

Captura Ponto Portaria 373

Por sua vez, o módulo Captura Ponto Portaria 373 possibilita que a marcação de ponto dos profissionais seja realizada pelo computador, seja pela opção desktop ou via internet. Indicada para organizações que contam com a atuação de colaboradores em edificações afastadas da matriz, gerando os dados automáticos para o sistema de Controle de Ponto.

Refeitório

Já o módulo de Refeitório gere, de maneira completa, as refeições disponibilizadas pelas organizações aos profissionais. A administração é feita desde a reserva até o consumo final, sendo que o software controla o valor de cada refeição, bem como o quanto a instituição paga e subsidia ao trabalhador, fazendo com que o desconto seja feito de maneira automática na folha de pagamento.

O software dispõe de relatórios que colaboram com a otimização de recursos dos empreendimentos, pois informa a quantidade de refeições que serão necessárias para dar conta de todos os profissionais, evitando desperdício. Este também conta com um sistema inteligente que auxilia a definição de faixas horárias para que as refeições sejam servidas e, assim, impedir filas.

Jurídico

Com dinamismo e praticidade, o módulo Jurídico realiza a gestão das ações jurídicas nas quais a organização figure como parte, que no caso são tanto as civis, quanto as criminais e as tributárias. Igualmente de acordo com a legislação, este é encarregado por acompanhar as ações trabalhistas, permitindo simulações de cálculos de reclamatórias e previsão dos possíveis cenários para sua conclusão.

O módulo Jurídico é integrado com a folha de pagamento e resgata informações emitidas nela, sendo possível corrigir valores e reenviá-los para a folha.

Benefícios

O módulo simplifica a administração dos benefícios ofertados pela organização aos colaboradores e dependentes. O sistema efetua automaticamente os processos solicitados pelo usuário uma vez que as informações forem registradas, como vale refeição, valores para plano de saúde e auxílio creche, por exemplo.

A precisão de dados, integrada ao módulo Administração de Pessoal, permite um controle da política de subsídio da empresa e inclui os valores diretamente na folha de pagamento.

Gestão do Ponto

O módulo Gestão de Ponto aperfeiçoa o procedimento de acerto de ponto para gestores e outros profissionais. O acesso é feito de forma on-line, o que auxilia na redução de passivos trabalhistas, acertos e conferências e lotes, facilita a administração das horas trabalhadas, as ações como inclusão e apuração automática de marcações, etc. O sistema associa-se ao módulo Controle de Ponto e está alinhada às melhores práticas do mercado, assegurando que as organizações tenham ganho de até 60% em produtividade.

O segmento de Remuneração possibilita que as organizações contem com uma política salarial bem definida, oferecendo credibilidade ao processo de remuneração dos profissionais. Desta maneira, constata o número preciso de colaboradores para a execução das tarefas, as funções a serem efetuadas e o valor a ser investido.

Esta é atualizada de forma on-line e automática, sendo responsável por gerenciar a performance dos profissionais e, posteriormente, indicar se estão sendo reconhecidos monetariamente segundo o trabalho executado.

Cargos e Salários

O módulo Cargos e Salários contribui com as empresas nas atividades de atrair, desenvolver, reter, avaliar e propiciar desafios aos profissionais. Equiparado pelas exigências de cada cargo e necessidades das equipes, o módulo gerencia os salários desde a definição inicial, até a geração de propostas para alteração de valor, preservando o histórico delas e enviando-as automaticamente para a folha de pagamento.

Ainda, possibilita que os líderes realizem o mapeamento de competências individuais e, por isso, desenvolvam planos de progresso de carreira. Além disso, permite uma administração descentralizada dos colaboradores, tendo em vista que a área de Recursos Humanos assume atribuições mais estratégicas de apoio à liderança.

Integrado aos demais módulos de gestão, este pode ser customizado seguindo as imposições das empresas.

Orçamento de Pessoal

O módulo Orçamento de Pessoal possui flexibilidade e dinamismo, o que permite que as organizações avaliem o custo com RH e compreendam como o investimento está sendo distribuído. Por intermédio da criação de cenários baseados em dados reais dessas empresas, o módulo realiza simulações para redimensionar o quadro de vagas, executar movimentações individuais ou coletivas dos profissionais, estimar custos extras, considerar programações de férias, redefinir percentuais de benefícios, adicionais ou reajustes.

Quadro de Vagas

Este módulo permite que ocorra uma administração simples sobre o Quadro de Vagas da empresa. A partir dele, é possível montar o quadro proposto de funcionários de acordo com a prática atual da organização, oferecendo recursos eficiente para a sua manutenção, aprovação e acompanhamento de crescimento.

A tecnologia promove a descentralização, contudo, possibilita o monitoramento da evolução do quadro, alertando ou impossibilitando que os limites de vagas determinadas pela empresa sejam excedidos tanto por admissão, como por transferências internas. Outra característica é que o sistema disponibiliza diversas informações gerenciais, como comparativo entre o quadro previsto e o efetivo de colaboradores, apontando o saldo de vagas e o detalhamento de suas ocupações.

Conforme as empresas vão crescendo, elas precisam capacitar seus colaboradores, otimizando os serviços prestados. O Desenvolvimento Organizacional faz parte da área que tem a função de manter os profissionais desenvolvidos para alcançar as projeções da organização, sendo feito por meio da atração, captação, contratação, aprimoramento e retenção dos funcionários.

Justamente em virtude da dificuldade em encontrar o perfil para uma vaga, o setor administra investimentos em treinamento para aperfeiçoar o desempenho dos profissionais diante de suas atribuições, as quais fazem parte da estratégia das empresas.

Pesquisas

O módulo Pesquisas é o recurso ideal para a sondagem de dados associados à organização, já que permite monitorar diferentes questões, como o nível de satisfação dos clientes, o desempenho de lideranças e o clima organizacional. É por intermédio deste, que são elaborados questionários personalizados, com perguntas descritivas, de múltipla escolha ou relacionadas à imagem, fazendo com que seja possível serem aplicados via web, tanto de maneira anônima, como coletiva.

Ainda, pode ser usado como ferramenta de gerenciamento de eleições de comissões internas e para ser feita a entrevista de desligamento, deixando anotada as informações estratégicas e de suporte administrativo confiáveis.

Treinamento e Desenvolvimento

A partir da descrição dos cargos, as capacidades individuais dos colaboradores são gerenciadas por meio do módulo Treinamento e Desenvolvimento, apontando as ações de desempenho a serem aperfeiçoadas. Ainda, é capaz de estabelecer o calendário e o orçamento de treinamentos, avaliando sua eficiência e executando rotinas de locação de salas e agendamento de datas com instrutores.

Recrutamento e Seleção

O módulo Recrutamento e Seleção estipula os requisitos de cargos e o cadastrado completo dos candidatos e exibe, por intermédio de seleções, os que mais têm a ver com o perfil pretendido. Este possibilita a inserção de testes a serem aplicados, definindo as respostas aceitáveis e administra todo o processo seletivo, aproximando a comunicação entre o estabelecimento e o candidato a cada etapa.

A ferramenta indica, de modo automático, os candidatos efetivados para registro no módulo Administração de Pessoal e bloqueia o requerimento de colaboradores se não houver vagas abertas. O sistema acompanha concursos públicos e é parametrizável para ser instalado em agências de emprego, selecionando candidatos a partir do cadastro de colaboradores, terceiros ou parceiros.

A área de Qualidade de Vida é responsável por propiciar um ambiente de trabalho saudável aos colaboradores, minimizando a exposição aos riscos. Para isso, atende às normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) relacionadas à segurança e à medicina ocupacional.

Segurança no Trabalho

A solução oferece ferramentas para que o setor de segurança possa administrar o ambiente de trabalho, tornando-o saudável para os funcionários. Assim, atendendo Normas Regulamentadoras (NRs) e Portarias do Ministério do Trabalho, permite monitorar e investigar acidentes e incidentes, gerenciar estoque, distribuição e validade de Equipamentos de Proteção Individual | EPIs (NR-6), registrar atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes | Cipa (NR-5) e de Proteção Contra Incêndios | Brigada (NR-23).

O sistema ainda possibilita controlar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais | PPRA (NR-9), por meio do Grupo Homogêneo de Exposição (GHE), que é encarregado pela rotina de emissão dos Perfis Profissiográficos Previdenciários (PPPs) e pelo gerenciamento dos trabalhos dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho | SESMT (NR-4).

Por sua vez, o software colabora com as ações tomadas no eSocial, automatizando a geração dos dados necessárias para o ambiente do governo, como os locais de trabalho, os fatores de risco, insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial.

Medicina Ocupacional

Este módulo abrange rotinas para a administração da saúde ocupacional nas organizações, levando em consideração o bem-estar dos profissionais no ambiente de trabalho. O sistema proporciona o controle do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional | PCMSO (NR-7), contribuindo com a definição e a realização, pelos profissionais, dos exames preventivos segundo a exposição aos agentes de risco.

Na área ambulatorial, permite administrar a agenda dos médicos e registrar os atendimentos, atestados e receitas de medicamentos, por exemplo, além de colaborar com o controle de exames decorrentes de admissões, demissões, transferências e retornos de afastamento. Incluído aos outros módulos, este coopera com a gestão de pessoas nos aspectos legais, seja na emissão de Perfis Profissiográficos Previdenciários (PPPs) ou no Cadastro da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), notificando à folha de pagamento do colaborador quando há insalubridade e periculosidade.

Neste caso, garante mais produtividade na entrega do eSocial, automatizando a geração dos dados precisos para o ambiente do governo, como os dados de monitoração biológica.

A área de Gestão de Pessoas exige das empresas rotinas que todas elas utilizam, mas sem esquecer da demanda de atividades específicas, dependendo do segmento de atuação. No RH, essas tarefas individuais compõem o ramo de Especializações.

Tarefeiros (remuneração por quantidade de trabalho desenvolvido), Contratadas (empresas terceirizadas), Transporte Coletivo (abrange escalas para motoristas e colaboradores) e Geração de Escalas (designado à área de saúde) são os módulos que fazem parte deste setor.

Tarefeiros

O módulo Tarefeiros acata, com eficácia, as organizações que remuneram seus profissionais pela quantidade de trabalho desempenhado. Ao gerenciar as tarefas efetuadas, faz os cálculos precisos para a folha de pagamento, visando o total produzido no mês e o Descanso Semanal Remunerado (DSR) e aplicar percentuais sobre as tarefas executadas nos fins de semana e feriados.

Aplicado especialmente nos segmentos agrícola e de usinagem, o sistema também possibilita que o consumidor receba os dados sobre a produção.

Contratadas

Gerenciar as tarefas executadas por terceiros é a principal empregabilidade do módulo Contratadas. Por intermédio deste, as organizações contratantes e as contratadas detêm controle completo de documentos e treinamentos ofertados aos colaboradores terceirizados, além de verificar fatores como o recebimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a realização de exames preventivos.

Transporte Coletivo

Automaticamente, o módulo Transporte Coletivo possibilita uma administração aprimorada sobre a frota de veículos, as linhas e os terminais de passageiros, além das escalas de serviço de motoristas e cobradores. O gerenciamento de ocorrências, como multas e acidentes, propicia um monitoramento estatístico para que providências preventivas possam ser tomadas.

Integrado ao módulo Administração de Pessoal, preserva todos os dados em relação ao quadro de pessoal atualizados, permitindo o cruzamento dessas informações e deixando-as disponíveis para consulta.

Geração de Escalas

Já o módulo Geração de Escalas executa a programação de escalas de trabalho de maneira automática, em situações nas quais a carência de cada segmento muda conforme o dia da semana e o turno. Por respeitar critérios estabelecidos pelos responsáveis, gera a alocação dos colaboradores, fazendo com que o revezamento seja equilibrado e respeite as folgas que são de direito.

Este é ideal para hospitais, pois devem assegurar uma quantidade mínima de funcionários para o obter bom desempenho, além de também realizar substituições e horários específicos para o controle do ponto.

O ESOCIAL PROMETE TRANSFORMAR AS RELAÇÕES TRABALHISTAS NO BRASIL.

Por mais que garanta segurança aos dados trabalhistas, previdenciários e fiscais, o procedimento aplicado na migração implica em alguns desafios para as organizações. Pensando nisso, para auxiliá-las a se adaptarem com o menor impacto possível em suas operações diárias, a Senior, além de adequar a solução Gestão de Pessoas para atender às exigências legais, desenvolveu novos aplicativos.

Solicite um Orçamento