ERP Gestão Empresarial

ERP Gestão Empresarial

Gestão Empresarial é uma técnica utilizada para a direção de uma organização, a qual tem como objetivo aprimorar os resultados de um negócio. Assim, é necessário ordenar processos, administrar finanças, controlar recursos humanos, matéria-prima para produção, entre outras tarefas.

Cada ofício depende de medidas empresariais diferentes. E, para que todas as instituições tenham uma administração mais eficaz, oferecemos um sistema flexível, confiável e de fácil implantação. Mecanizar processos é um investimento que aprimora a produtividade da equipe, auxilia na organização e proteção de informações e aperfeiçoa as atividades do estabelecimento.

Essas propriedades representam positivamente os retornos financeiros da organização., sendo que a solução Gestão Empresarial | ERP da Senior é a melhor maneira de automatizar esses processos. Ela reúne todos os dados e procedimentos administrativos, financeiros, comerciais, industriais e logísticos do estabelecimento, facilitando as rotinas.

O que é Sistema de Gestão Empresarial? 

O Sistema de Gestão Empresarial é um software criado no conceito “toque único”, no qual um lançamento oferece informações para todos os setores. Com ele, a organização percebe diversas vantagens, como redução de custos, redução do tempo dedicado a cada atividade e otimização do fluxo de dados para a tomada de decisões.

A ferramenta colabora com 9 áreas distintas de um negócio, possibilitando uma gestão completa e eficaz para a  empresa. O fato acontece para para tornar a gestão mais simples e fazer com que seu foco seja o mercado. O sistema de gestão empresarial reúne todos os dados e processos de uma organização, sejam eles administrativos, financeiros, logísticos, comerciais ou industriais.

Tudo é feito a partir de apenas um clique de distância – ferramenta fundamental na otimização de tempo e trabalho. É  um inclusivo que envolve diferentes setores. Por isso, o sistema é dividido em 9 áreas diferentes para atender todas as demandas empresariais, que são as finanças, os serviços, a controladoria, a manufatura,  suprimentos, qualidade e documentos eletrônicos.

Como o gráfico certifica, cada uma dessas áreas abrange variadas atividades em módulos especializados em gestões, que proporcionam a otimização do fluxo dos dados para a tomada de decisão.

Confira no gráfico as principais atribuições da solução e entre em contato para mais informações.

Por que implementar na empresa?

O Sistema de Gestão Empresarial é uma solução moderna e tecnológica para melhorar os resultados das empresas. Como apresentado no vídeo, este software fica responsável por uma série de atividades que consomem muito tempo hábil dos funcionários.

Com isso, a equipe consegue focar em soluções que tragam mais resultados para o negócio. Por ser um processo automatizado, evita erros de digitação ou desatenção humana, trabalho redobrado e desgastes com clientes por pequenas falhas.

O Software de Gestão Empresarial também faz com que os processos tornem-se mais rápidos, como o preenchimento de fichas ou cálculo do valor de determinado serviço a ser cobrado. São muitos recursos que facilitam o fluxo de trabalho das empresas.

O fato dá-se porque o sistema contempla a parte contábil, financeira, de mercado, entre outras da instituição e também conta com aplicações de integrações individuais, que atendem a determinados setores e automatizam processos, como comércio exterior, TMS, WMS, NF-e, balanceamento de carga, força de vendas, inventário patrimonial, gestão de pessoas e acesso e segurança.

À vista disso, consegue otimizar vários departamentos de empresas de diferentes segmentos com apenas um  software.

Entenda como ter a ERP na sua empresa

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Na solução de ERP, você pode contar com o modelo de entrega padrão, elaborado a partir das melhores práticas de mercado. Neste caso, o escopo é fechado utilizando fluxos de processos padronizados, definidos desde a fase do planejamento.

Com isso, o tempo de implantação é mais ágil, com cronograma definido e melhor relação entre custo e benefício.

O sistema Gestão Empresarial | ERP administra e acompanha todo o procedimento de compra, recebimento, contrato e estoque dentro de uma empresa. Com os processos automatizados, a solicitação de compra tem como foco a procura pela opção ideal de aquisição, feita por meio de orçamentos para estabelecer qual será o fornecedor.

Quando o software detecta a escolha mais apropriada, a ordem é executada. Com a total integração dos processos, nosso sistema de ERP repassa ao financeiro e ao controle de estoques a ordem de compra para que sejam informados da operação.

A administração de contratos comanda o recebimento efetivo do que foi requerido pela ordem de compra com a descrição do contrato. Já a gestão de entrada, cuida da entrada por meio da nota fiscal, abrangendo a conferência com a ordem de compra destinada ao fornecedor.

Além disso, há a possibilidade de se fazer o controle da entrada de mercadoria via balança. Outras duas maneiras referem-se à coleta de produto e fixação de preço — particularidades de segmentos que envolvem produtores e cooperativas, por exemplo.

O software Gestão Empresarial | ERP zela pela eficiência na gestão de estoques, multidepósitos e multifiliais, com requisições eletrônicas, análise de reposição e inventário de estoques.

Gestão de Compras

Corresponde à administração de compras do estabelecimento, integrando solicitação, cotação, ordem de compra e contratos em suas diversas modalidades.

Gestão de Estoques

Concede a gestão do estoque da empresa, propiciando a geração de requerimento eletrônico, a análise de reposição nas suas diversas modalidades e a execução de inventário.

Gestão de Recebimento

Possibilita o registro e o controle das notas fiscais de fornecedores e as diversas variações. Promove conferência e entrada via balança e facilita, com agilidade, a coleta de produtos em fornecedores por meio dos processos de notas fiscais de entrada, entrada via balança, coleta de produtos em fornecedores e recebimento de documentos eletrônicos.

Recebimento de Documentos Eletrônicos

O módulo Recebimento de Documentos Eletrônicos automatiza a projeção de documentos fiscais eletrônicos. A adesão de uma rotina que faça o recebimento de maneira eletrônica colabora com a redução de custos e o aumento do desempenho no recebimento das mercadorias.

Um dos princípios relevantes para a sustentabilidade econômica de uma instituição é a habilidade de dar respostas rápidas e eficientes. O setor de Finanças efetua processos ágeis e exatos, permitindo visibilidade total das operações financeiras.

A administração financeira favorece regimes como contas a pagar e a receber, tesouraria, conciliação bancária e fluxo de caixa, aplicação financeira, empréstimos e financiamento, projeção da carteira de pedidos e compras, plano financeiro e gestão orçamentária.

Gestão Orçamentária e Projetos

Permite a gestão orçamentária quando a administração está associada a projetos, sendo possível o controle físico e financeiro de modo independente, podendo executar simulações e revisões de orçamento.

Gestão de Plano Financeiro

Possibilita o controle gerencial do plano financeiro da organização a partir da distribuição do orçamento por conta ou por centro de custo e gestão das movimentações pela inversão gerencial, balancete e pelo fluxo de caixa gerencial por conta.

Gestão de Tesouraria

Viabiliza o controle financeiro total por intermédio dos procedimentos de caixa e bancos, aplicações e financiamentos, fluxo de caixa e conciliação bancária.

Gestão de Contas a Receber

Oferece a criação de títulos a receber, baixa de títulos (acrescentando via leitor óptico), além de tratar de remessa de cheque de custódia, remessa e retorno de títulos bancários por meio da cobrança escritural.

Gestão de Contas a Pagar

Propicia a elaboração e a manutenção de títulos a pagar, baixa de títulos (englobando compensações), gera comissões e provoca várias atividades relacionadas ao pagamento eletrônico.

 

Controlar e gerir informação com o máximo de assertividade obriga uma área de controladoria a exigir sistemas que auxiliem na gestão e na apuração das informações.

Nossa solução de ERP relaciona aspectos legais e fiscais de uma empresa de forma eficiente, integrando dados da área de contabilidade, tributos/impostos e gestão patrimonial. A ferramenta controla os processos de lançamentos contábeis, apuração do resultado contábil, plano de contas contábil e orçamento contábil integrado com sistemas como de vendas, estoques e financeiros, que vão gerar lotes contábeis para seus respectivos lançamentos. O próprio sistema faz toda a auditoria nos processos após sua conclusão.

A solução também gera arquivos fiscais como o Sped Contábil, o Sped Fiscal e as visões contábeis — escreve os diversos demonstrativos de resultados com vínculos a contas contábeis. Com as visões contábeis, podem-se criar visões de resultados em vários formatos.

O módulo Tributos reúne os impostos que a empresa precisa apurar no final de cada exercício, quando é feita a escrituração em todos os livros de entrada e saída exigida pelo fisco.

O módulo Patrimônio, por sua vez, permite fazer todo o controle fiscal relacionado à depreciação dos bens do ativo imobilizado. O sistema faz a atualização patrimonial e o processo de inventário por centro de custo.

O software apura os mais de 30 impostos do Brasil, contemplando também o imposto livre, que permite calcular de acordo com a lei. O arquivo gera todas as informações para âmbito federal, municipal e nacional.

Gestão de Patrimônio

Mantém e controla os bens, atualiza conforme métodos de desvalorização (gerando subsídio para o crédito de tributos) e registra inventário patrimonial.

Gestão de Tributos

Registra documentos fiscais, escrituração, controla crédito do ICMS, integra crédito do Ciap, apura faturamento e impostos nos cálculos fiscais e gera arquivos legais.

Gestão de Contabilidade

Possibilita a integração de lançamentos automatizados, lançamentos e ajustes manuais, gera informações para o Sped e flexibiliza a visualização de demonstrativos contábeis.

Nosso sistema de Gestão Empresarial | ERP ajuda na implantação e no aprimoramento das metodologias de produção já existentes nas empresas. A área de manufatura dedica-se a três grandes gestões: Engenharia de Produto/Serviço, Planejamento e Controle de Produção (PCP) e Chão de Fábrica.

A área de Custos engloba as seguintes gestões: preço para comércio, preço para indústria e contabilidade de custos.

Em preço para comércio, o software Gestão Empresarial | ERP automatiza todos os fatores que influenciam na formação do preço final. Ele permite analisar diversos eventos para formar a margem de contribuição ideal para a formação do valor. Outros fatores ajudam na análise de desempenho, como necessidade de aumento, ponto de equilíbrio e preço de vendas com diversos lucros.

O preço para indústria analisa a ficha técnica e os apontamentos de horas para gerar o preço ideal de venda (componentes e roteiro de produção), gerando um custo padrão para formatar a tabela de vendas. A análise de desempenho avalia a valorização do produto, por família de produto e simulação de vendas.

A contabilidade de custos apura o custo real do produto, confrontando com o custo padrão, e analisa gerencialmente os desvios das matérias-primas consumidas na fábrica pelo que foi indicado na ficha técnica. Além disso, analisa os tempos usados pelo que foi apontado. Também possibilita a utilização do custo alternativo. A contabilidade de custos traz em tempo real o que realmente foi executado na fábrica e faz a precificação ideal para a empresa obter o lucro real.

Gestão de Contabilidade de Custos

Representa a forma de valorização dos estoques de itens produzidos e dos produtos em elaboração, verificando as variações de custos no processo produtivo, comparando com o custo padrão.

Estas análises, que auxiliam para fins decisórios e gerenciais, podem ser feitas com base na variação do consumo de materiais utilizados no processo produtivo e variação do preço destes materiais, ou ainda sob a variação dos custos de mão de obra, além de várias outras análises.

Gestão de Preço para Indústria

Representa a forma de valorização dos itens produzidos destinados para a comercialização por meio dos componentes que dão origem ao preço de venda, podendo efetuar acompanhamento dos valores praticados por análises gerenciais que orientam a estabelecer preços de venda competitivos.

Gestão de Preço para Comércio

Representa a forma de valorização dos produtos destinados para a comercialização por meio dos componentes para formação do preço, podendo efetuar acompanhamento dos valores praticados e a ponte de equilíbrio.

A área de Serviços trata a ordem de serviços com a ficha técnica do procedimento a ser elaborado, na qual são descritos os processos e as operações que essa ordem deve executar. Isso permite fazer um planejamento para selecionar os recursos e insumos que serão utilizados, controlando todas as etapas, inclusive a logística de remessa e retorno de serviços para terceiros.

Como diferenciais do segmento de Gestão de Manutenção, a área de Serviços permite a integração com o sistema nativo das máquinas e/ou equipamentos, possibilitando, assim, a coleta automática de dados. Por meio da flexibilização do cálculo das necessidades de manutenção e rastreabilidade completa do processo de manutenção, que abrange procedimentos de acompanhamento de compra e de execução da ordem de serviço, esta área do ERP permite o controle a partir da geração e dos apontamentos de ordens de serviço, gerenciando de maneira completa seus indicadores.

A área conta também com a Gestão de Assistência Técnica e Garantias, que atende ao controle completo dos processos de assistência técnica, para produtos de fabricação própria e fabricados por terceiros, inclusive das garantias, ordens de serviço e faturamento, quando necessário. Entre os principais benefícios desta solução estão a rastreabilidade dos processos de assistência técnica interna ou externa, o controle de garantia de produtos próprios ou de terceiros e a execução de assistência técnica para produtos e serviços.

Gestão de Assistência Técnica e Garantias

Tem como objetivo controlar os processos de assistência técnica para os produtos de fabricação própria e para os fabricados por terceiros, analisando prazos de garantia de produtos e serviços.

Gestão de Manutenção

Gerencia e controla todas as manutenções feitas em equipamentos, ferramentas e instalações, que contemplam manutenções corretivas, preventivas e preditivas.

Gestão de Ordens de Serviço

Por meio da montagem da ficha técnica, pode-se obter o roteiro de execução dos serviços e consumos. Com isso, é possível efetuar o planejamento e o cálculo das necessidades e a priorização de ordens de serviço. As ordens de serviços são geradas e, na execução, são realizados os apontamentos e baixas de materiais no estoque. No caso de serviços de terceiros, pode-se gerar o processamento e efetuar o controle de remessa/retorno.

O recurso Gestão Empresarial | ERP inspeciona os processos de normatização e de certificações que asseguram a qualidade da organização e que, consequentemente, resultam em um espaço colaborativo. De modo automatizado, nosso sistema de ERP lida com algumas questões da ISO, como o processo de avaliação de fornecedores.

A administração dos documentos impostos pela ISO é um procedimento automatizado dentro do software, o qual comanda as aprovações e mantém o registro da documentação. O sistema também colabora com a melhoria contínua de metodologias, que é feito por meio do registro de processos de produção que precisam de ações corretivas e preventivas.

Ademais, realiza as inspeções de implantação e rendimento, dentro de um plano de controle de qualidade parametrizado pelo usuário.

A área de Documentos Eletrônicos atende à emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), MDF-e (Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), cumprindo rigorosamente a legislação da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) e dos municípios. A solução permite agilidade no atendimento às exigências legais, oferecendo mais tranquilidade nos processos das empresas, integrado ao Gestão Empresarial | ERP e GO UP. Além da emissão dos documentos fiscais, o software permite o registro da manifestação do destinatário (MD-e) e recebimento de documentos eletrônicos (NF-e e CT-e).

Nota Fiscal Eletrônica

Exigência do governo federal, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento digital — emitido e armazenado eletronicamente — cujo objetivo é documentar, para fins fiscais, operações de circulação de mercadorias ou de prestação de serviços.

Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e pela recepção pelo Fisco do documento eletrônico, antes da transação. O documento substitui a chamada nota fiscal modelo 1 e 1-A, porém, não se destina a substituir os outros modelos de documentos fiscais existentes na legislação como, por exemplo, a Nota Fiscal a Consumidor (modelo 2) ou o Cupom Fiscal.

Cumprindo rigorosamente a legislação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e dos municípios, nossa solução de NF-e é responsável por todo o processo de emissão de notas fiscais eletrônicas.

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento para registro das operações de prestação de serviços que estão sujeitos ao Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Diferentemente da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a NFS-e é de responsabilidade das prefeituras, que disponibilizam uma solução para gerá-las e armazená-las.

O responsável pela emissão da NFS-e é o prestador de serviços, que deve documentar suas operações de acordo com a legislação municipal, e a validade jurídica do documento é garantida pelo certificado digital.

Conhecimento de Transporte Eletrônico

Documento digital emitido e armazenado de forma eletrônica, o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) tem o objetivo de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas. Em uma só declaração, unifica os dados relacionados a diversos documentos emitidos pelas empresas transportadoras.

Para auxiliar as empresas que realizam atividades de transporte de cargas e materiais a emitirem com agilidade e segurança o CT-e, desenvolvemos a oferta Emissor CT-e.

MDF-e

O Projeto MDF-e tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que venha substituir a sistemática atual de emissão do documento em papel, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.

O MDF-e deverá ser emitido por empresas prestadoras de serviço de transporte para prestações com mais de um conhecimento de transporte ou pelas demais empresas nas operações, cujo transporte seja realizado em veículos próprios, arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas, com mais de uma nota fiscal. A finalidade do MDF-e é agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito e identificar a unidade de carga utilizada e demais características do transporte.

Algumas facilidades disponíveis na solução Gestão Empresarial | ERP ajudam no gerenciamento das vendas: gestão de orçamento, pedido de vendas com entrada via web e tecnologias móveis com preparação para o faturamento, controle de comissões, condições de pagamento, integração com processo de produção, geração de contrato, metas de vendas, distribuição, transportes, faturamento e processo de emissão de nota fiscal, já com nota fiscal eletrônica para produtos e serviços.

A gestão de Relacionamento, disponível na área de Mercado, traz para as organizações uma visão 360º dos clientes, permitindo conhecer todo o histórico do relacionamento em todos os pontos de contato com a empresa.

Gestão de Vendas

Proporciona o controle sobre os processos comerciais das empresas, desde a geração de orçamentos e pedidos até o registro e emissão dos contratos comerciais e financeiros. Também gera as metas de vendas, permitindo efetuar o acompanhamento do desempenho dos representantes.

Gestão de Distribuição

Permite a formação de cargas e conferência, controlando a capacidade de cada veículo. Registra valores recebidos e despesas do motorista, além de controlar vasilhames e gerar títulos de frete.

Gestão de Transporte (TMS)

Possibilita a manutenção dos contratos, geração do CTRC, manifesto de carga e títulos a pagar aos motoristas.

Gestão de Faturamento e Outras Saídas

Controla os processos de expedição por meio da geração de pré-faturas e embalagens que podem ser efetuadas automaticamente; de notas fiscais de saída com faturamento parcial ou total, baixa do pedido, lançamento nos estoques, geração de títulos a receber, contabilização e apuração dos impostos; e de saída via balança, controlando entrada e saída de veículos e geração de notas a partir de pedido, carga ou manual.

Gestão de Relacionamento (CRM)

Possibilita a manutenção de informações e, com isso, a proximidade no relacionamento com o cliente.

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