ERP Gestão Empresarial

ERP Gestão Empresarial

Gestão Empresarial é uma técnica utilizada para a direção de uma organização, a qual tem como objetivo aprimorar os resultados de um negócio. Assim, é necessário ordenar processos, administrar finanças, controlar recursos humanos, matéria-prima para produção, entre outras tarefas.

Cada ofício depende de medidas empresariais diferentes. E, para que todas as instituições tenham uma administração mais eficaz, oferecemos um sistema flexível, confiável e de fácil implantação. Mecanizar processos é um investimento que aprimora a produtividade da equipe, auxilia na organização e proteção de informações e aperfeiçoa as atividades do estabelecimento.

Essas propriedades representam positivamente os retornos financeiros da organização., sendo que a solução Gestão Empresarial | ERP da Senior é a melhor maneira de automatizar esses processos. Ela reúne todos os dados e procedimentos administrativos, financeiros, comerciais, industriais e logísticos do estabelecimento, facilitando as rotinas.

O que é Sistema de Gestão Empresarial? 

O Sistema de Gestão Empresarial é um software criado no conceito “toque único”, no qual um lançamento oferece informações para todos os setores. Com ele, a organização percebe diversas vantagens, como redução de custos, redução do tempo dedicado a cada atividade e otimização do fluxo de dados para a tomada de decisões.

A ferramenta colabora com 9 áreas distintas de um negócio, possibilitando uma gestão completa e eficaz para a  empresa. O fato acontece para para tornar a gestão mais simples e fazer com que seu foco seja o mercado. O sistema de gestão empresarial reúne todos os dados e processos de uma organização, sejam eles administrativos, financeiros, logísticos, comerciais ou industriais.

Tudo é feito a partir de apenas um clique de distância – ferramenta fundamental na otimização de tempo e trabalho. É  um inclusivo que envolve diferentes setores. Por isso, o sistema é dividido em 9 áreas diferentes para atender todas as demandas empresariais, que são as finanças, os serviços, a controladoria, a manufatura,  suprimentos, qualidade e documentos eletrônicos.

Como o gráfico certifica, cada uma dessas áreas abrange variadas atividades em módulos especializados em gestões, que proporcionam a otimização do fluxo dos dados para a tomada de decisão.

Confira no gráfico as principais atribuições da solução e entre em contato para mais informações.

Por que implementar na empresa?

O Sistema de Gestão Empresarial é uma solução moderna e tecnológica para melhorar os resultados das empresas. Como apresentado no vídeo, este software fica responsável por uma série de atividades que consomem muito tempo hábil dos funcionários.

Com isso, a equipe consegue focar em soluções que tragam mais resultados para o negócio. Por ser um processo automatizado, evita erros de digitação ou desatenção humana, trabalho redobrado e desgastes com clientes por pequenas falhas.

O Software de Gestão Empresarial também faz com que os processos tornem-se mais rápidos, como o preenchimento de fichas ou cálculo do valor de determinado serviço a ser cobrado. São muitos recursos que facilitam o fluxo de trabalho das empresas.

O fato dá-se porque o sistema contempla a parte contábil, financeira, de mercado, entre outras da instituição e também conta com aplicações de integrações individuais, que atendem a determinados setores e automatizam processos, como comércio exterior, TMS, WMS, NF-e, balanceamento de carga, força de vendas, inventário patrimonial, gestão de pessoas e acesso e segurança.

À vista disso, consegue otimizar vários departamentos de empresas de diferentes segmentos com apenas um  software.

Entenda como ter a ERP na sua empresa

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Na solução de ERP, você pode contar com o modelo de entrega padrão, elaborado a partir das melhores práticas de mercado. Neste caso, o escopo é fechado utilizando fluxos de processos padronizados, definidos desde a fase do planejamento.

Com isso, o tempo de implantação é mais ágil, com cronograma definido e melhor relação entre custo e benefício.

O sistema Gestão Empresarial | ERP administra e acompanha todo o procedimento de compra, recebimento, contrato e estoque dentro de uma empresa. Com os processos automatizados, a solicitação de compra tem como foco a procura pela opção ideal de aquisição, feita por meio de orçamentos para estabelecer qual será o fornecedor.

Quando o software detecta a escolha mais apropriada, a ordem é executada. Com a total integração dos processos, nosso sistema de ERP repassa ao financeiro e ao controle de estoques a ordem de compra para que sejam informados da operação.

A administração de contratos comanda o recebimento efetivo do que foi requerido pela ordem de compra com a descrição do contrato. Já a gestão de entrada, cuida da entrada por meio da nota fiscal, abrangendo a conferência com a ordem de compra destinada ao fornecedor.

Além disso, há a possibilidade de se fazer o controle da entrada de mercadoria via balança. Outras duas maneiras referem-se à coleta de produto e fixação de preço — particularidades de segmentos que envolvem produtores e cooperativas, por exemplo.

O software Gestão Empresarial | ERP zela pela eficiência na gestão de estoques, multidepósitos e multifiliais, com requisições eletrônicas, análise de reposição e inventário de estoques.

Gestão de Compras

Corresponde à administração de compras do estabelecimento, integrando solicitação, cotação, ordem de compra e contratos em suas diversas modalidades.

Gestão de Estoques

Concede a gestão do estoque da empresa, propiciando a geração de requerimento eletrônico, a análise de reposição nas suas diversas modalidades e a execução de inventário.

Gestão de Recebimento

Possibilita o registro e o controle das notas fiscais de fornecedores e as diversas variações. Promove conferência e entrada via balança e facilita, com agilidade, a coleta de produtos em fornecedores por meio dos processos de notas fiscais de entrada, entrada via balança, coleta de produtos em fornecedores e recebimento de documentos eletrônicos.

Recebimento de Documentos Eletrônicos

O módulo Recebimento de Documentos Eletrônicos automatiza a projeção de documentos fiscais eletrônicos. A adesão de uma rotina que faça o recebimento de maneira eletrônica colabora com a redução de custos e o aumento do desempenho no recebimento das mercadorias.

Um dos princípios relevantes para a sustentabilidade econômica de uma instituição é a habilidade de dar respostas rápidas e eficientes. O setor de Finanças efetua processos ágeis e exatos, permitindo visibilidade total das operações financeiras.

A administração financeira favorece regimes como contas a pagar e a receber, tesouraria, conciliação bancária e fluxo de caixa, aplicação financeira, empréstimos e financiamento, projeção da carteira de pedidos e compras, plano financeiro e gestão orçamentária.

Gestão Orçamentária e Projetos

Permite a gestão orçamentária quando a administração está associada a projetos, sendo possível o controle físico e financeiro de modo independente, podendo executar simulações e revisões de orçamento.

Gestão de Plano Financeiro

Possibilita o controle gerencial do plano financeiro da organização a partir da distribuição do orçamento por conta ou por centro de custo e gestão das movimentações pela inversão gerencial, balancete e pelo fluxo de caixa gerencial por conta.

Gestão de Tesouraria

Viabiliza o controle financeiro total por intermédio dos procedimentos de caixa e bancos, aplicações e financiamentos, fluxo de caixa e conciliação bancária.

Gestão de Contas a Receber

Oferece a criação de títulos a receber, baixa de títulos (acrescentando via leitor óptico), além de tratar de remessa de cheque de custódia, remessa e retorno de títulos bancários por meio da cobrança escritural.

Gestão de Contas a Pagar

Propicia a elaboração e a manutenção de títulos a pagar, baixa de títulos (englobando compensações), gera comissões e provoca várias atividades relacionadas ao pagamento eletrônico.

 

Controlar e gerir informações com o máximo de assertividade, obriga uma área de controladoria a exigir sistemas que auxiliem na gestão e na apuração dos dados .

A solução de ERP relaciona condições legais e fiscais de uma empresa de maneira eficaz, englobando informações de contabilidade, tributos/impostos e gestão patrimonial. A ferramenta induz os processos de lançamentos contábeis, levantamento do resultado contábil, plano de contas contábil e orçamento contábil, integrado com softwares como de vendas, estoques e financeiros, que gerarão lotes contábeis para seus respectivos lançamentos.

O sistema realiza toda a auditoria nos processos depois de sua conclusão.

O item também cria arquivos fiscais, como o Sped Contábil, o Sped Fiscal e as visões contábeis — escreve os diversos demonstrativos de resultados com vínculos a contas contábeis. Com as visões contábeis, podem-se criar visões de resultados em várias formas.

O módulo Tributos inclui os impostos que a organização deve averiguar no final de cada exercício, quando é realizada a escrituração em todos os livros de entrada e saída imposta pelo fisco.

Já o módulo Patrimônio possibilita fazer todo o controle fiscal associado à depreciação dos bens do ativo imobilizado. O software faz a atualização patrimonial e o processo de inventário por centro de custo.

O sistema apura os mais de 30 impostos do Brasil, contemplando o imposto livre, que propicia calcular de acordo com a lei. O arquivo elabora todos os dados para âmbito federal, municipal e nacional.

Gestão de Patrimônio

Preserva e controla os bens, atualiza de acordo com as técnicas de desvalorização (gerando subsídio para o crédito de tributos) e registra inventário patrimonial.

Gestão de Tributos

Registra documentos fiscais, escrituração, controla crédito do ICMS, integra crédito do Ciap, verifica faturamento e impostos nos cálculos fiscais e fornece arquivos legais.

Gestão de Contabilidade

Viabiliza a integração de lançamentos automatizados, lançamentos e ajustes manuais, elabora dados para o Sped e agiliza a visualização de demonstrativos contábeis.

Nosso sistema de Gestão Empresarial | ERP ajuda na implantação e no aprimoramento das metodologias de produção já existentes nas empresas. A área de manufatura dedica-se a três grandes gestões: Engenharia de Produto/Serviço, Planejamento e Controle de Produção (PCP) e Chão de Fábrica.

O setor de Custos integra as gestões de preço para comércio, preço para indústria e contabilidade de custos.

Em preço para comércio, o sistema Gestão Empresarial | ERP automatiza os fatores que influenciam na formação do preço final. Este possibilita verificar vários eventos para formar a margem de contribuição correta para a formação do valor.

Outras questões que auxiliam na análise de rendimento são a necessidade de aumento, ponto de equilíbrio e preço de vendas com muitos lucros.

O preço para indústria explora a ficha técnica e os registros de horas para gerar o preço assertivo de venda (componentes e roteiro de produção), fazendo com que o custo padrão possa formatar a tabela de vendas. A análise de desempenho averigua a valorização do artefato, por família de produto e simulação de vendas.

A contabilidade de custos apura o custo real do produto, confrontando com o custo padrão, e analisa gerencialmente os desvios das matérias-primas consumidas na fábrica pelo que foi indicado na ficha técnica. Além disso, analisa os tempos usados pelo que foi apontado. Também possibilita a utilização do custo alternativo.

A contabilidade de custos traz, em tempo real, o que realmente foi efetuado na fábrica e realiza a precificação ideal para a organização obter o lucro ideal.

Gestão de Contabilidade de Custos

Simboliza o modo de valorização dos estoques de artefatos fabricados e dos itens em construção, investigando as variações de custos no processo produtivo, assemelhando com o custo padrão.

Estas análises, que auxiliam para fins decisórios e gerenciais, podem ser feitas com base na variação do consumo de materiais utilizados no processo produtivo e variação do preço destes materiais, ou ainda sob a variação dos custos de mão de obra, além de várias outras análises.

Gestão de Preço para Indústria

Representa a forma de valorização dos itens produzidos destinados para a comercialização por meio dos componentes que dão origem ao preço de venda, podendo efetuar acompanhamento dos valores praticados por análises gerenciais que orientam a estabelecer preços de venda competitivos.

Gestão de Preço para Comércio

Representa a forma de valorização dos produtos destinados para a comercialização por meio dos componentes para formação do preço, podendo efetuar acompanhamento dos valores praticados e a ponte de equilíbrio.

O segmento de Serviços controla a ordem de serviços com a ficha técnica do procedimento a ser efetuado, na qual são caracterizados os processos e as execuções que essa ordem precisa realizar. Desta maneira, o profissional estará organizado para selecionar os recursos e insumos que serão utilizados, verificando todas as etapas, incluindo a logística de remessa e retorno de serviços para terceiros.

Entre os principais diferenciais do setor de Gestão de Manutenção, está a área de Serviços, que possibilita a integração com o sistema nativo dos equipamentos, permitindo a coleta automática de informações. Por meio da flexibilização do cálculo das necessidades de manutenção e rastreabilidade integral do recurso de manutenção, que inclui estratégias de acompanhamento de compra e de efetivação da ordem de serviço.

Essa área do ERP propicia o comando a partir da geração e dos apontamentos de ordens de serviço, administração de forma completa seus indicadores.

Além disso, o ramo conta com a Gestão de Assistência Técnica e Garantias, que serve para gerenciar integralmente os processos de assistência técnica, seja para produtos de fabricação própria ou para fabricados por terceiros, incluindo as garantias, ordens de serviço e faturamento, quando preciso. Algumas das vantagens da solução são a rastreabilidade dos procedimentos de assistência técnica interna ou externa, o domínio de garantia de artefatos próprios ou de terceiros e a efetuação de assistência técnica para produtos e serviços.

Gestão de Assistência Técnica e Garantias

Tem como finalidade gerir os processos de assistência técnica para os produtos de fabricação própria e para os que são fabricados por terceiros, averiguando prazos de garantia de produtos e serviços.

Gestão de Manutenção

Administra e coordena todas as manutenções realizadas em equipamentos, ferramentas e instalações, considerando manutenções corretivas, preventivas e preditivas.

Gestão de Ordens de Serviço

A partir da montagem da ficha técnica, pode-se adquirir o roteiro de execução dos serviços e consumos. Assim, é possível fazer o planejamento e o cálculo das necessidades e a priorização de ordens de serviço.

As ordens de serviços são criadas e, na efetividade, são realizados os apontamentos e baixas de materiais no estoque. Para serviços de terceiros, pode-se desenvolver o processamento e fazer o controle de remessa/retorno.

O recurso Gestão Empresarial | ERP inspeciona os processos de normatização e de certificações que asseguram a qualidade da organização e que, consequentemente, resultam em um espaço colaborativo. De modo automatizado, nosso sistema de ERP lida com algumas questões da ISO, como o processo de avaliação de fornecedores.

A administração dos documentos impostos pela ISO é um procedimento automatizado dentro do software, o qual comanda as aprovações e mantém o registro da documentação. O sistema também colabora com a melhoria contínua de metodologias, que é feito por meio do registro de processos de produção que precisam de ações corretivas e preventivas.

Ademais, realiza as inspeções de implantação e rendimento, dentro de um plano de controle de qualidade parametrizado pelo usuário.

O setor de Documentos Eletrônicos atende à emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), MDF-e (Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), respeitando rigorosamente a legislação da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) e dos municípios. A solução possibilita rapidez no atendimento às exigências legais, proporcionando mais tranquilidade nos procedimentos das organizações, integrado ao Gestão Empresarial | ERP e GO UP.

Assim, além da emissão dos documentos fiscais, o sistema oferece o registro da manifestação do destinatário (MD-e) e recebimento de documentos eletrônicos (NF-e e CT-e).

Nota Fiscal Eletrônica

Requisito do governo federal, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento digital, sendo emitido e armazenado eletronicamente, tendo como função documentar, para fins fiscais, operações de circulação de mercadorias ou de prestação de serviços.

A validade jurídica da mesma é garantida pela assinatura digital do emitente e pela recepção pelo fisco do documento eletrônico, antes da transação. A certidão substitui a nota fiscal modelo 1 e 1-A, contudo, não se remete a substituir os outros modelos de documentos fiscais existentes na legislação, como a Nota Fiscal a Consumidor (modelo 2) ou o Cupom Fiscal.

Nossa solução de NF-e cumpre a legislação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e dos municípios, sendo responsável pelos processos de emissão de notas fiscais eletrônicas.

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento que registra as operações de prestação de serviços que estão sujeitos ao Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Ao contrário da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a NFS-e é de supervisão das prefeituras, que disponibilizam um sistema para gerá-las e guardá-las.

O prestador de serviços é encarregado pela emissão da NFS-e, o qual precisadocumentar suas execuções de acordo com a legislação municipal, sendo que a validade jurídica do documento é garantida pelo certificado digital.

Conhecimento de Transporte Eletrônico

O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é um documento digital emitido e armazenado de modo eletrônico, tendo o propósito de registrar, para fins fiscais, a realização de um serviço de transporte de cargas. Uma só declaração unifica as informações associadas a diversos documentos emitidos pelas organizações transportadoras.

Para ajudar as empresas que fazem atividades de transporte de cargas e materiais a lançarem, com agilidade e segurança, o CT-e, desenvolvemos a oferta Emissor CT-e.

MDF-e

O Projeto MDF-e tem a tarefa de implantar um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que substitua a sistemática atual de emissão do documento em papel, com validade jurídica assegurada pela assinatura digital do emitente, facilitando as obrigações acessórias dos contribuintes e possibilitando, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo fisco.

O MDF-e precisará ser emitido por instituições prestadoras de serviço de transporte para operações com mais de um conhecimento de transporte ou pelas outras organizações nas ações, fazendo com que o transporte seja efetivado em veículos próprios, arrendados ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas, com mais de uma nota fiscal. O objetivo do MDF-e é simplificar a documentação em lote de certidões fiscais em trânsito e reconhecer a unidade de carga utilizada e demais propriedades do transporte.

As soluções disponíveis no sistema de Gestão Empresarial | ERP colaboram com o gerenciamento das vendas: pedido de vendas com entrada via web, gestão de orçamento e tecnologias móveis com preparação para o faturamento, controle de comissões, condições de pagamento, integração com processo de produção, geração de contrato, metas de vendas, distribuição, transportes, faturamento e processo de emissão de nota fiscal, já com nota fiscal eletrônica para produtos e serviços.

A administração de Relacionamento, disponível no segmento de Mercado, traz para as empresas uma visão 360º dos clientes, propiciando conhecer todo o histórico do relacionamento em todos os pontos de contato com a organização.

Gestão de Vendas

Permite o gerenciamento dos processos comerciais das instituições, desde a elaboração de orçamentos e pedidos, até a documentação e emissão dos contratos comerciais e financeiros. Ainda, gera as metas de vendas, possibilitando efetuar o acompanhamento do desempenho dos representantes.

Gestão de Distribuição

Proporciona a formação de cargas e conferência, dominando o potencial de cada veículo. Além disso, registra valores recebidos e despesas do motorista, controlando vasilhames e criando títulos de frete.

Gestão de Transporte (TMS)

Promove a manutenção dos contratos, geração do CTRC, manifesto de carga e títulos a pagar aos motoristas.

Gestão de Faturamento e Outras Saídas

Influencia diretamente nos processos de expedição por meio da constituição de pré-faturas e embalagens, podendo ser executadas automaticamente; de notas fiscais de saída com faturamento parcial ou total, baixa do pedido, lançamento nos estoques, geração de títulos a receber, contabilização e apuração dos impostos; e de saída via balança, administrando a entrada e a saída de veículos e reprodução de notas a partir de pedido, carga ou manual.

Gestão de Relacionamento (CRM)

Viabiliza a manutenção de dados e, assim, a proximidade no relacionamento com o consumidor.

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